Procura

DiversosDiversos (3)


EXERCÍCIOS - Exercício 107

  • (FCC 2018)

Entre os diferentes equipamentos e serviços educacionais que podem contar com o fonoaudiólogo para contribuir no processo de aprendizagem, temos a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os alunos da EJA, muitas vezes, passaram por processos de exclusão da vida escolar e tomam a decisão de voltar à escola já mais velhos, por vezes marcados pelo estigma do não aprender mas também com muitas experiências que ampliam sua visão de mundo. Nesse sentido e considerando as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, a atuação do fonoaudiólogo que melhor se enquadra na perspectiva da EJA é:


A) Contribuir para a compreensão das experiências, interesses e conhecimentos de mundo que os alunos possuem, ampliando a visão sobre a comunicação oral e escrita e apoiando as adaptações e flexibilizações tanto de currículo quanto de espaço e tempo que ajudem no processo de aprendizagem.

B) Contribuir para o diagnóstico de transtornos de aprendizagem não realizados anteriormente e que motivaram o histórico de repetência e evasão escolar, apoiando as estratégias educacionais.

C) Ampliar a visão dos professores da EJA acerca dos aspectos da comunicação oral e escrita dos alunos que possam estar relacionados com transtornos que dificultam a aprendizagem.

D) Estabelecer um plano pedagógico que conduza o processo de aprendizagem, tendo em vista os determinantes sociais, os estigmas causados pelas dificuldades anteriores.

E) Apoiar as adaptações curriculares, realizar triagens para identificar possíveis alterações na comunicação oral e escrita e encaminhar para serviços da rede de apoio do território, contribuindo para sanar as dificuldades acumuladas e permitir que esses alunos tenham um nível adequado para a aprendizagem na EJA.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 108

Vamos para o Anterior: Exercício 106

Tente Este: Exercício 245

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Diversos






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+