Procura

Engenharia elétricaPartida de motores


EXERCÍCIOS - Exercício 3

  • (INSTITUTO AOCP 2018)

Um Analista Judiciário, ao visitar uma instalação e analisar seu sistema de automação predial, encontrou uma série de motores, em sua maioria, utilizados para bombeamento de água e abertura de portões. De acordo com os circuitos de comandos elétricos e acionamento de motores elétricos, assinale a alternativa correta.


A) A corrente total que circula nas bobinas do estator de um motor de indução trifásico é igual ao produto vetorial entre a corrente de magnetização e a corrente produtora de torque.

B) O torque no eixo de um motor de indução trifásico é igual à soma vetorial da corrente de magnetização e a corrente produtora de torque.

C) A categoria de partida H é utilizada em cargas que necessitam de torques de partida muito altos e corrente de partida limitada de baixa inércia.

D) Os motores elétricos acionados por inversores de frequência podem utilizar controle vetorial para variar a velocidade de seu eixo, em que a orientação do fluxo magnético consiste em fixar um dos três fluxos magnéticos da máquina de indução: o de estator, o de rotor e o de entreferro.

E) Os motores elétricos acionados por inversores de frequência apresentam a corrente que circula pelo estator inversamente proporcional à raiz cúbica da reatância indutiva multiplicada pelo conjugado jacobiano da corrente de torque instantânea.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 4

Vamos para o Anterior: Exercício 2

Tente Este: Exercício 82

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Engenharia elétrica






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=5.72ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.65ms))((ts_substr_c=0.79ms))((ts_substr_im=0.75ms))
((total= 8ms))