Procura

PedagogiaLei federal 10.436 de 24/04/02 – língua brasileira de sinais (libras)


EXERCÍCIOS - Exercício 8

  • (CCV-UFC 2018)

“A significação passa, então, a ser o centro da atenção e a linguagem tem sua transparência questionada, uma vez que entra em jogo o “fator humano”. De veículo encarregado de transporte dos significados ou instrumento de comunicação e expressão de pensamentos, a linguagem passa a ser considerada um fenômeno ainda mais complexo, uma vez que, como disse o filósofo alemão Martin Heidegger, “a linguagem nos fala”, e, muitas vezes, diz mais (ou menos) do que querem nossas intenções conscientes” (MARINHO SILVA, 2006).

Sobre a semântica na Libras, assinale a alternativa correta.




A) O verbo cortar, em Libras, envolve um instrumento, mas não requer a existência de um agente que usa um instrumento para causar uma mudança em um paciente.

B) NÃO-TER FARINHA. IR BUSCAR, conforme Brito (2010), pode ser tomado como ordem, mas a expressão facial demonstra que se aproxima também a um ato de pedir.

C) O grupo de verbos sem flexão para pessoa do discurso está dividido, segundo diversas propostas de análises, nos subgrupos: mudança de posse, comunicação e interação social.

D) Conforme Brito (2010), em Libras, a intimidade não pode ser definida como uma relação familiar existente entre os participantes de uma interação que independe das classes sociais a que pertencem.

E) Em uma perspectiva semântico-pragmática, somente os verbos simples na Libras possuem movimento linear iniciado no espaço neutro próximo ao ponto convencionado para a primeira pessoa (loc) e finalizando no espaço neutro convencionado.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 9

Vamos para o Anterior: Exercício 7

Tente Este: Exercício 97

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Pedagogia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+