Procura

PortuguêsAnálise sintática


EXERCÍCIOS - Exercício 32

  • (VUNESP 2018)

Nos EUA, a psicanálise lembra um pouco certas seitas – as ideias do fundador são institucionalizadas e defendidas por discípulos ferrenhos, mas suas instituições parecem não responder às necessidades atuais da sociedade. Talvez porque o autor das ideias não esteja mais aqui para atualizá-las.

Freud era um neurologista, e queria encontrar na Biologia as bases do comportamento. Como a tecnologia de então não lhe permitia avançar, passou a elaborar uma teoria, criando a psicanálise. Cientista que era, contudo, nunca se apaixonou por suas ideias, revisando sua obra ao longo da vida. Ele chegou a afirmar: “A Biologia é realmente um campo de possibilidades ilimitadas do qual podemos esperar as elucidações mais surpreendentes. Portanto, não podemos imaginar que respostas ela dará, em poucos decêndios, aos problemas que formulamos. Talvez essas respostas venham a ser tais que farão o edifício de nossas hipóteses colapsar”. Provavelmente, é sua frase menos citada. Por razões óbvias.

( Galileu , novembro de 2017. Adaptado)


Nos enunciados – … Talvez porque o autor das ideias não esteja mais aqui para atualizá- las. – e – Como a tecnologia de então não lhepermitia avançar… –, os termos destacados são


A) acessórios da oração, ambos exercendo a função de adjunto adnominal.

B) integrantes da oração, ambos exercendo a função de objeto direto.

C) acessórios da oração: o primeiro é adjunto adnominal; o segundo, complemento nominal.

D) integrantes da oração: o primeiro é objeto direto; o segundo, indireto.

E) essenciais da oração, ambos exercendo a função de sujeito.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 33

Vamos para o Anterior: Exercício 31

Tente Este: Exercício 197

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Português






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+