Procura

AtualidadesAtualidades do ano de 2018


EXERCÍCIOS - Exercício 3

  • (UERR 2018)

No dia 14 de março de 2018 faleceu Stephen Hawking, causa do falecimento: doença de Lou Gebring. “Revolucionário da física, exemplo de resiliência, ícone pop, Stephen Hawking, com suas teorias, moldou a forma como vemos o universo, e comoveu o mundo em sua morte. O maior mérito deste físico foi saber formular as perguntas certas acerca de mistérios do universo, em especial sobre os enigmáticos buracos negros. Como teórico, ele elaborava as respostas sem se preocupar em proválas por meio de experimentos”. (Revista Veja, edição 2574 de 21 de março de 2018, p. 62). De acordo com a reportagem publicada e com a análise de Stephen Hawking em relação aos mistérios do universo, assinale a alternativa incorreta.


A) Para Stephen Hawking, um buraco negro ao sugar tudo ao redor, até mesmo a luz, este criaria em seu interior uma singularidade, ou seja, um ponto ínfimo de densidade infinita.

B) Um buraco negro não é eterno, uma partícula sugada teria massa negativa e, por isso, acabaria por contribuir para a diminuição de um buraco negro até sua iminente extinção por meio de uma explosão equivalente à de 1 milhão de bombas nucleares.

C) Para o físico em relação à origem do universo, um cosmo em constante expansão, iniciada a partir de um Big Bang, excluiria totalmente a possibilidade de um criador (um Deus) e a partir desta afirmação sua teoria sempre defendeu a não existência de um criador e sim de que a origem do universo se deu pela existência de buracos negros.

D) Em 1974, Stephen Hawking propôs o seguinte: segundo a física quântica, toda partícula tem como par uma antipartícula; quando a matéria fosse sugada pelo buraco negro, uma dessas partículas seria puxada, enquanto a outra voaria livre para fora. Foi dado a esse material liberto o nome de radiação de Hawking.

E) Stephen Hawking mesclou a física tradicional com a quântica em seu trabalho, na tentativa de criar uma teoria única que unisse as duas, a “teoria de tudo”, um objetivo ainda não alcançado, mas muito perseguido pelos pesquisadores.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 4

Vamos para o Anterior: Exercício 2

Tente Este: Exercício 4

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Atualidades






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+