Procura

Engenharia civilSegurança e higiene do trabalho


EXERCÍCIOS - Exercício 5

  • (FUNDEP (Gestão de Concursos) 2018)

Nas obras de Engenharia, segurança e durabilidade frequentemente se associam a tempo ou período de recorrência, cujo significado se refere ao espaço de tempo em anos, onde provavelmente ocorrerá um fenômeno metereológico de grande magnitude, pelo menos uma vez.

Referente a esse tempo climático ou seu período de recorrência , assinale a alternativa INCORRETA .




A) Se uma determinada grandeza hidrológica tem a probabilidade de ser igualada ou excedida igual a 1% (p = 0,01), seu período de retorno será T = 1/p = 1/0,01 = 100 anos.

B) Ao se construir uma ensecadeira com período de retorno de 100 anos, isso quer dizer que a altura dessa estrutura foi calculada de tal forma que o rio poderia subir e passar por cima dela pelo menos uma vez em cada 100 anos.

C) Quando se diz enchente ou inundação de 100 anos, há o entendimento de que a inundação irá ocorrer uma vez a cada cem anos.

D) Para divulgação pública, deve ser evitado o uso do período de retorno e deve ser mencionada a probabilidade anual; ao invés de dizer que a obra foi projetada para a “inundação de 100 anos”, deve-se afirmar que a inundação tem a probabilidade de 1% de acontecer em cada ano.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 6

Vamos para o Anterior: Exercício 4

Tente Este: Exercício 135

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Engenharia civil






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+