PedagogiaAvaliação da educação básica e no ensino superior
- (FCC 2018)
O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) é formado por três componentes principais: a avaliação das instituições, dos cursos e do desempenho dos estudantes. Em função de seus objetivos e finalidades esse Sistema conjuga dois modelos de avaliação:
A) a formativa, de caráter educativo e a regulatória, ou somativa, exigindo um padrão mínimo de qualidade.
B) a somativa, de caráter objetivo e a autoavaliação regulatória, que contribui para a melhoria do padrão e da qualidade da avaliação.
C) a externa, para a análise das instituições e dos cursos e o Enade, que captura a avaliação dos estudantes sobre sua aprendizagem.
D) a cooperativa, realizada in loco por avaliadores externos e a regulatória, por meio da análise dos dados do censo do ensino superior.
E) a comparativa, para casos de recredenciamento e ajuste de conduta e a somativa para verificação do atendimento a padrões mínimos.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 4
Vamos para o Anterior: Exercício 2
Tente Este: Exercício 391
Primeiro: Exercício 1
VOLTAR ao índice: Pedagogia