Procura

PortuguêsConcordância verbal concordância nominal


EXERCÍCIOS - Exercício 6

  • (FCC 2018)

Usos da razão

A imaginação, o que dizer a respeito dela? Meus livros estão aí para provar que eu a tenho. Mas é uma imaginação que está sempre a serviço da razão.

Ou melhor: que aceita a prevalência da razão. Posso formular assim: a imaginação é o ponto de partida, mas o caminho a partir daí pertence à razão.

Somos nós que nos afirmamos, por oposição ao comportamento dos animais, seres dotados de razão; por isso, não posso aceitar (e aí entra uma questão ética) que a razão seja usada contra a razão. Nesse sentido, uma razão que não é conservadora da vida, uma razão que não defende a vida, uma razão que (pondo a coisa num terreno mais prático, mais imediato) não se orienta para dignificar a vida humana, para respeitá-la, muito simplesmente para alimentar o corpo, para defender da doença, para defender de tudo o que há de negativo e que nos cerca, e que desgraçadamente é também produto da razão, é uma razão de que se faz um mau uso.

Se o homem é um ser racional e usa a razão contra si mesmo – um contra si mesmo representado pelos seus semelhantes −, então de que é que serve a razão? Se ela não serve à ética, ela se transforma numa arma destrutiva .

(SARAMAGO, José. As palavras de Saramago . São Paulo: Companhia das Letras, 2010, p. 134/135)


Considere o trecho do último parágrafo:

Se o homem é um ser racional e usa a razão contra si mesmo (...) , então de que é que serve a razão? Se ela não serve à ética, ela se transforma numa arma destrutiva .

Se esse trecho se iniciasse pelo segmento Se o homem fosse plena e absolutamente um ser racional , as formas verbais destacadas deveriam ser, por consequência,




A) usar − serviria − servir − transformará

B) usasse − serviria − servisse − transformaria

C) use − servirá − servira − transformasse

D) usara − servisse − servisse − haverá transformado

E) usava − serviria − sirva − transformará


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 7

Vamos para o Anterior: Exercício 5

Tente Este: Exercício 196

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Português






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+