Procura

PortuguêsUso das aspas


EXERCÍCIOS - Exercício 1

  • (FCC 2018)

Ciência e esoterismo

Como físico, não cabe a mim tentar explicar o porquê da irresistível atração que tantas pessoas têm pelo esoterismo, pelo que está além do que chamamos de fenômenos naturais. Mas posso ao menos oferecer uma conjectura. Por trás desse fascínio encontramos nosso próprio desejo de nos situarmos melhor emocional ou profissionalmente em nossas vidas. Nesse sentido, a atração pelo esoterismo força as pessoas a uma autorreflexão que pode ser muito importante como veículo de autoconhecimento.

Mas como físico cabe a mim fazer o papel de chato e argumentar contra a crença na existência desses fenômenos esotéricos no mundo natural. O fato é que as “provas” que costumam ser oferecidas, nesses casos, misteriosamente se recusam a sobreviver quando testadas no laboratório sob o escrutínio do cientista ou após uma análise quantitativa mais detalhada. Os cientistas não precisam “acreditar” nos resultados de outro cientista: basta repetir o experimento em seu próprio laboratório, em condições idênticas, e os mesmos resultados devem ser encontrados.

(Adaptado de: GLEISER, Marcelo. Retalhos cósmicos . São Paulo: Companhia das Letras, 1999, p. 43-44)


Está correta a seguinte observação relativa a um procedimento da redação desse texto:


A) a frase Mas posso ao menos oferecer uma conjectura tem o mesmo sentido de Pelo menos posso reiterar uma hipótese .

B) o emprego de aspas em “ provas ” indica o desejo do autor de dar ênfase aos elementos de comprovação do fenômeno referido.

C) a expressão Por trás desse fascínio revela que o autor, como qualquer outro ser humano, se sente hipnotizado pela força do esoterismo.

D) o emprego da expressão fazer o papel de chato é indicativo de que o autor não foge ao uso formal da língua.

E) há efeito de ironia no uso que faz o autor do segmento misteriosamente se recusam a sobreviver .


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 2

Tente Este: Exercício 270

VOLTAR ao índice: Português






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+