Procura

Segurança e saúde no trabalhoNr 16 - norma regulamentadora n° 16 - atividades e operações perigosas


EXERCÍCIOS - Exercício 2

  • (FUMARC 2018)

A legislação trabalhista concede adicional de salário a todo trabalhador que executa suas funções em atividades insalubres ou perigosas sem a devida proteção. A insalubridade está vinculada ao risco de adoecimento por exposição a agentes físicos, químicos e biológicos e a periculosidade está vinculada ao contato permanente em condições de risco acentuado com inflamáveis, explosivos, radiações ionizantes, energia elétrica e radiações ionizantes entre outros.

A partir desse contexto analise as afirmativas:

I. Não existem parâmetros quantitativos para caracterização da periculosidade, sendo esta definida somente pela observação das condições em que o trabalho é desenvolvido.

II. A insalubridade é definida de forma qualitativa e quantitativa através dos limites de tolerância, sendo que os agentes químicos relacionados no anexo 13 são avaliados qualitativamente, mesmo que possuam limites de tolerância fixados no anexo 11 da NR 15.

III. Os serviços realizados em sistema elétrico de consumo em equipamentos desenergizados e liberados para o trabalho sem possibilidade de energização acidental, de acordo com a NR 10, não gera direito ao adicional de periculosidade.

IV. Considerando os iniciadores, explosivos de ruptura e pólvora, podemos afirmar que, para o mesmo volume armazenado, as áreas de risco são maiores em distância para iniciadores quando comparados com explosivos de ruptura e este, quando comparado com armazenamento de pólvoras.

Estão CORRETAS apenas as afirmativas:




A) I e II.

B) I, III e IV.

C) II e IV.

D) III e IV.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 3

Vamos para o Anterior: Exercício 1

Tente Este: Exercício 21

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Segurança e saúde no trabalho






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+