Procura

Engenharia elétricaNbr 14039


EXERCÍCIOS - Exercício 1

  • (SUGEP - UFRPE 2018)

Sobre as prescrições previstas na norma NBR 14039:2005, que trata das Instalações Elétricas de Média Tensão, é corretoafirmar que:


A) a previsão de carga de uma instalação deve ser feita obedecendo-se que a carga a considerar para um equipamento de utilização é a sua potência nominal absorvida, dada pelo seu fabricante ou calculada pelo produto de sua tensão e de sua corrente.

B) dentro dos limites permitidos pela concessionária local, a norma admite que a instalação cause perturbação significativa à rede de distribuição à qual está conectada, desde que a ocorrência seja fora do período de “ponta de carga”.

C) o esquema de aterramento TTS possui um ponto de alimentação diretamente, estando as massas da instalação ligadas ao mesmo eletrodo de aterramento da subestação. Nesse esquema, as correntes de falta direta fase-massa devem ser inferiores a uma corrente de curto-circuito, e não devem provocar o surgimento de tensões de contato perigosas.

D) o esquema TNR possui um ponto de alimentação diretamente aterrado, sendo as massas da instalação e da subestação ligadas a esse ponto através de condutores de proteção (PE) ou condutor de proteção com função combinada de neutro (PEN).

E) o esquema de aterramento ITR possui pontos de alimentação diretamente aterrados. Nesse esquema, os condutores de neutro e os condutores de proteção das massas da subestação e da instalação são ligados a eletrodos de aterramento distintos.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 2

Tente Este: Exercício 7

VOLTAR ao índice: Engenharia elétrica






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+