Procura

PortuguêsNoções gerais de compreensão e interpretação de texto


EXERCÍCIOS - Exercício 2

  • (Gestão Concurso 2018)

O sentimento maior que sobrevém é o da frustração

Juca Kfouri

Também verei a decisão da 21ª Copa do Mundo com uma ponta de frustração, a 14ª sem a seleção brasileira. Mas, pense, o futebol brasileiro esteve em 1/3 das finais – é coisa pra chuchu.

E, infelizmente, acostume-se, porque a tendência é ficarmos de fora nas próximas, a menos que tudo mude no país, o que é improvável.

Não que a Croácia supere o nosso futebol, embora seu time tenha mais jogadores extraclasse como Modric, Mandzukic e Rakitic, pois hoje em dia nos faltam Pelétic, Zicovic e Ronaldic.

Assim como a França desfila seus craques, Pogba, Griezmann e Mbappé, e não temos mais Garrinchá, Socratês e Romariô. Afinal, é isso. Lidar com a frustração é das coisas mais difíceis, e necessárias, de nossas vidas.

Disponível em:<https://www1.folha.uol.com.br/colunas/jucakfouri/2018/07/o-sentimento-maior-que-sobrevem-e-o-da-frustracao.shtml?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=newsfolha > . Acesso em 17 07 2018. Adaptado.


No trecho “Assim como a França desfila seus craques, Pogba, Griezmann e Mbappé, e não temos mais Garrinchá, Socratês e Romariô”, a intencionalidade do autor ao criar as palavras destacadas deve-se a


A) uma construção gráfica inadequada para esse tipo de texto.

B) uma pista linguística para exemplificar ausência de criatividade.

C) um jogo morfológico e semântico que sintetiza a essência do trecho.

D) um certo desconhecimento das regras ortográficas da língua portuguesa.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 3

Vamos para o Anterior: Exercício 1

Tente Este: Exercício 276

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Português






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+