PedagogiaO processo ação-reflexão-ação no desenvolvimento do trabalho pedagógico
- (COMPERVE 2018)
A reflexão é uma das características importantes da atividade profissional dos professores universitários. Num projeto de formação docente, os técnicos em assuntos educacionais de um centro da UFRN se propõem a estimular essa dimensão da prática profissional. Para esse propósito, formulam quatro ideias, apresentadas nos itens abaixo.
I Fomentar a consciência da ação sob determinados pressupostos teóricos da base de conhecimento da docência como profissão.
II Fomentar o raciocínio numa sequência causal e linear.
III Estimular o olhar para si sobre o contexto e sob outros pontos de vistas, o que permite reafirmar, negar e valorizar determinadas práticas.
IV Dissociar a reflexão da crítica pela dicotomia dialética existente entre essas categorias.
As ideias adequadas aos propósitos da formação estão nos itens
A) III e IV.
B) I e II.
C) II e IV.
D) I e III.
Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 2
Tente Este: Exercício 11
VOLTAR ao índice: Pedagogia