Procura

PedagogiaAvaliação institucional de desempenho e de aprendizagem


EXERCÍCIOS - Exercício 1

  • (FUMARC 2018)

“A avaliação das aprendizagens dos alunos é um ingrediente fundamental da educação escolar e dos processos escolares de ensino e aprendizagem; os esforços para melhorar a educação exigem, necessariamente, a revisão e a melhoria das práticas de avaliação; um ensino adaptador, isto é, um ensino que respeite a diversidade de capacidades, interesses e motivações dos alunos exige uma avaliação ‘inclusiva’, isto é, práticas de avaliação que também levem em conta a diversidade.” (Fonte: COLL et al, 2004, p. 370-371).

Considerando-se a avaliação da aprendizagem na perspectiva de um currículo inclusivo é CORRETO afirmar:




A) Os estudantes são únicos e singulares. Avaliar o desempenho deles com os mesmos critérios ou as mesmas medidas é um procedimento justo para evitar privilégio de uns sobre outros.

B) No contexto inclusivo, a avaliação da aprendizagem aponta para ações que se distanciam de procedimentos classificatórios.

C) A educação inclusiva pressupõe um currículo igual para todos, com atividades avaliativas distintas, com o mesmo nível de dificuldade/facilidade.

D) A avaliação da aprendizagem é um desafio a ser superado, pois, na inclusão escolar, é imprescindível proporcionar as mesmas atividades e avaliações para todos os estudantes, sem discriminação.

E) A avaliação da aprendizagem constitui em instrumento de busca do desenvolvimento e da homogeneidade.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 2

Tente Este: Exercício 88

VOLTAR ao índice: Pedagogia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+