Procura

Engenharia civilEstruturas de madeira


EXERCÍCIOS - Exercício 1

  • (INSTITUTO AOCP 2018)

Para a elaboração de projetos de estruturas de madeira, no que diz respeito às ligações entre as peças, deve-se considerar que


A) os grampos e as braçadeiras são utilizados como elementos auxiliares de montagem, sendo considerados elementos de ligação estrutural.

B) os pregos são peças metálicas cravadas na madeira com pressão. Eles são utilizados em ligações de montagem e ligações definitivas.

C) os pinos são eixos cilíndricos, de aço ou de madeira dura. São colocados em furos feitos à máquina, com diâmetros ligeiramente maior ao deles.

D) os parafusos auto-atarraxantes são muito utilizados em marcenaria, ou para prender acessórios metálicos em postes, dormentes etc.; em geral, não se empregam como elementos de ligação de peças estruturais de madeira.

E) os parafusos utilizados nas ligações estruturais são cilíndricos e lisos, tendo numa extremidade uma cabeça e na outra uma rosca e porca. Eles são instalados em furos com folga mínima de 2 milímetros e depois são apertados com a porca. Para reduzir a pressão de apoio na superfície da madeira, utilizam-se arruelas metálicas.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 2

Tente Este: Exercício 29

VOLTAR ao índice: Engenharia civil






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+