Procura

Serviço socialInstrumentos e técnicas de intervenção


EXERCÍCIOS - Exercício 2

  • (UFMG 2018)

Responda à questão, tendo por referência a obra “A instrumentalidade do Serviço Social” de Yolanda Guerra.


Ao discutir instrumentalidade no Serviço Social, Yolanda Guerra destaca três tendências no interior da profissão. Assinale a alternativa que NÃO preconiza nenhuma dessas tendências.


A) Profissionais que pautam sua prática numa teoria que “(...) aparece como expressão mais formalizada e completa da realidade. (...), a autora denomina de “camisa de força”. O valor da teoria, neste caso, consiste em construir um quadro explicativo do objeto que contemple um conjunto de técnicas e instrumentos de valor operacional.

B) Profissionais que supervalorizam a prática secundarizando as teorias ao campo de abstrações. Esta perspectiva profissional possibilita “(...) a repetibilidade da prática, autoriza a formulação de procedimentos, válidos para situações análogas, que são transformados em modelos de intervenção”.

C) Profissionais que vislumbram uma modalidade de razão que permita atuar com as dificuldades, limitações e constrangimentos colocados pelas situações objetivas das quais a intervenção profissional se realiza; que possibilite operar com os dados coletados na intervenção profissional, transformá-los em conhecimento sobre a população atendida e revertê-los em conteúdo dos projetos.

D) Profissionais que se aproximam da realidade utilizando o recurso das teorias, bem como fundamentam sua prática através das teorias.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 3

Vamos para o Anterior: Exercício 1

Tente Este: Exercício 258

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Serviço social






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+