Procura

PortuguêsUso da vírgula


EXERCÍCIOS - Exercício 12

  • (FAUEL 2018)

Leia o excerto de Mario Quintana a seguir e responda a questão:

“Nasci em Alegrete, em 30 de julho de 1906. Creio que foi a principal coisa que me aconteceu. E agora pedem-me que fale sobre mim mesmo. Bem! Eu sempre achei que toda confissão não transfigurada pela arte é indecente. Minha vida está nos meus poemas, meus poemas são eu mesmo, nunca escrevi uma vírgula que não fosse uma confissão. Há! Mas o que querem são detalhes, cruezas, fofocas… Aí vai! Estou com 78 anos, mas sem idade. Idades só há duas: ou se está vivo ou morto. Neste último caso é idade demais, pois foi-nos prometida a eternidade.

Prefiro citar a opinião dos outros sobre mim. Dizem que sou modesto. Pelo contrário, sou tão orgulhoso que nunca acho que escrevi algo à minha altura. Porque poesia é insatisfação, um anseio de auto-superação. Um poeta satisfeito não satisfaz. Dizem que sou tímido. Nada disso! Sou é caladão, introspectivo. Não sei por que sujeitam os introvertidos a tratamentos. Só por não poderem ser chatos como os outros?”

Trecho do texto “A luta amorosa com as palavras”, escrito pelo poeta para a revista “Isto É” de 14/11/1984.


Analise as afirmativas a seguir a respeito das vírgulas empregadas na frase “Mas o que querem são detalhes, cruezas, fofocas…” e assinale a alternativa correta.
I. As vírgulas são como pontos finais e estão empregadas incorretamente, pois trata-se de licença poética. II. A vírgula deve sempre separar o sujeito do predicado, por isso o seu uso está incorreto. III. É expressamente proibido usar mais de uma vírgula na mesma frase, por isso o uso das vírgulas está incorreto.


A) Todas as afirmativas estão corretas.

B) Somente a afirmativa III está correta.

C) Somente as afirmativas I e II estão corretas.

D) Todas as afirmativas estão incorretas.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 13

Vamos para o Anterior: Exercício 11

Tente Este: Exercício 436

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Português






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+