Procura

EstatísticaConhecimentos de estatística


EXERCÍCIOS - Exercício 1

  • (NUCEPE 2018)

Seletividade, limites de detecção e quantificação, exatidão, precisão, linearidade, especificidade, sensibilidade e robustez são parâmetros importantes considerados nos processos de validação de métodos analíticos. Sobre eles, NÃOé correto afirmar:


A) O gráfico analítico deve apresentar os dados estatísticos de intersecção, da equação da regressão linear, o coeficiente de correlação ou de determinação e a concentração estimada dos calibradores (soluções-padrão).

B) Exatidão é a proximidade entre várias medidas efetuadas na mesma amostra e, normalmente, é indicada pelo desvio-padrão ou pela variância.

C) A sensibilidade é a capacidade do método em distinguir, com determinado nível de confiança, duas concentrações próximas.

D) O limite de detecção é definido como a menor concentração do analito que pode ser detectada, mas não necessariamente quantificada, sob condições experimentais estabelecidas.

E) O limite de quantificação é definido como a menor concentração do analito, que pode ser quantificada na amostra, com exatidão e precisão aceitáveis, sob as condições experimentais adotadas.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 2

Tente Este: Exercício 169

VOLTAR ao índice: Estatística






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+