Procura

PedagogiaPaulo freire


EXERCÍCIOS - Exercício 1

  • (COMPERVE 2018)

Paulo Freire é mundialmente reconhecido, dentre outras razões, pelo pioneirismo das experiências que realizou no âmbito da alfabetização de jovens e adultos. A utilização de temas geradores, proposta por ele, visa um ensino articulado às experiências de vida e comprometido com a transformação da realidade dos educandos. Essa prática proposta por Freire


A) consiste na extração, pelos professores, de temas geradores a partir dos livros didáticos, em consonância com os conteúdos específicos do currículo, os quais precisam ser apreendidos pelos estudantes a partir de relações estabelecidas com seu cotidiano.

B) tem como ponto de partida a contextualização de um assunto presente no dia -a-dia dos educandos e do educador, focalizando temas que deverão ser discutidos, refletidos e interpretados, a fim de que ocorra a tomada de consciência sobre eles.

C) é avaliada atualmente como ultrapassada, na medida em que é anterior à modernização dos métodos de ensino promovida pela incorporação das tecnologias à educação e, portanto, não condiz com o contexto educacional contemporâneo.

D) deriva da tendência denominada de pedagogia liberal e visa preparar os estudantes para o desempenho de papéis sociais requeridos pelo mercado de trabalho bem como adaptá -los às normas vigentes na sociedade.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 2

Tente Este: Exercício 156

VOLTAR ao índice: Pedagogia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+