Procura

Banco de dadosBanco de dados relacionais


EXERCÍCIOS - Exercício 1

  • (FCC 2018)

Considere que um Analista de Sistemas está modelando um banco de dados relacional de um escritório de Advocacia e precisa definir a tabela Consulta, que liga as tabelas Advogado e Cliente. Na tabela Consulta foram definidos os campos abaixo.
OAB_Advogado – Primary Key ID_Cliente – Primary Key Data_Hora_Consulta Parecer_Do_Advogado Especialidade_Do_Advogado
A chave primária é composta pelos campos OAB_Advogado e ID_Cliente. Cada Advogado que trabalha no escritório atua em uma única especialidade (direito penal, civil, trabalhista etc.) e, na consulta, emite um parecer exclusivo para cada cliente atendido. Nestas condições, é correto afirmar que


A) há um problema de dependência funcional parcial, pois o campo Parecer_Do_Advogado é dependente apenas do campo OAB_Advogado, que é parte da chave primária.

B) a tabela Consulta está correta e adequadamente normalizada de acordo com a primeira, segunda e terceira formas normais.

C) há um problema de dependência órfã, pois o campo Data_Hora_Consulta deveria ser dependente do ID da consulta, campo que está faltando na tabela.

D) todos os atributos não chave dependem integralmente da chave primária composta, demostrando que a tabela Consulta está na quarta forma normal.

E) há um problema de dependência funcional parcial, pois o campo Especialidade_Do_Advogado é dependente apenas do campo OAB_Advogado, que é parte da chave primária.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 2

Tente Este: Exercício 216

VOLTAR ao índice: Banco de dados






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+