Procura

Redes de computadoresRedes sem fio


EXERCÍCIOS - Exercício 1

  • (NUCEPE 2018)

As afirmativas I referem-se à arquitetura TCP/IP e as afirmativas II referem-se à comunicação sem fio: padrão 802.11, protocolos 802.1x e Bluetooth. Assinale a única alternativa que traz as duas afirmativas INCORRETAS.


A) Afirmativa I. Os protocolos BGP, RPC, SMTP, FTP, DNS e TELNET são exemplos dos inúmeros protocolos distribuídos nas quatro camadas da arquitetura TCP/IP. Todos esses protocolos fazem solicitação de serviços orientados à conexão ao TCP. Afirmativa II. Uma rede 802.11 é suscetível à interferência de outras fontes, por exemplo: telefones sem fio de 2,4GHz ou mesmo equipamento microondas próximo.

B) Afirmativa I. O TCP é conhecido por fornecer um serviço confiável entre aplicações. A PDU do TCP é conhecida como segmento. Afirmativa II. Os padrões 802.11a/b/g compartilham diversas características, contudo esses padrões utilizam o mesmo protocolo de acesso ao meio, CSMA/CA.

C) Afirmativa I. A estrutura do segmento TCP possui em seu cabeçalho número de porta de origem e de destino, número de sequência e de reconhecimento, TTL ( Time-to-Live ) e checksum. Afirmativa II. As redes 802.15.1 operam em faixa de rádio de 2,4 GHz em modo CDM.

D) Afirmativa I. A abertura de uma conexão TCP é realizada por meio de uma técnica chamada three-way handshake , contudo o TCP faz uso de protocolos Go-Back-N e de repetição seletiva para reconhecimento e retransmissão de erros de uma conexão. Afirmativa II. Os dispositivos de uma rede com padrão Bluetooth (802.15.1) são do tipo ad hoc , ou seja, não necessita de uma estrutura de rede como ponto de acesso, podendo se organizar por si sós.

E) Afirmativa I. No formato do datagrama IPv4 os campos Identificador de 16 bits, flags e deslocamento de fragmentação lidam com a questão da fragmentação do IP. Afirmativa II. O WiMAX pertence ao padrão 802.16 e tem por objetivo entregar dados sem fio a taxas equivalentes com as redes ADSL.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 2

VOLTAR ao índice: Redes de computadores






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+