PedagogiaEducação especial - leis decretos portarias e resoluções
- (CESPE 2018)
De acordo com as recomendações contidas no documento Saberes e Práticas da Educação Inclusiva – surdez, disponibilizado pelo MEC, a opção de educação de crianças surdas brasileiras é por uma educação bilíngue. Para que essa proposta se efetive, é necessário
A) prever apenas a presença do professor-intérprete na instituição educacional para a garantia da acessibilidade.
B) retomar a visão clínica da surdez que transforma a escola em clínica e as crianças sejam os “pacientes”.
C) oferecer às crianças com surdez o ensino da língua de sinais como primeira língua (L1) e o da língua portuguesa como segunda língua (L2), facultando a opção da família.
D) evitar a presença de professores surdos nas escolas e capacitar os professores ouvintes na perspectiva de ensino de língua portuguesa oral e escrita.
E) garantir que os surdos aprendam a língua portuguesa oral e escrita e posteriormente aprendam a língua brasileira de sinais.
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