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Serviço socialPlanejamento monitoramento e avaliação de planos programas e projetos


EXERCÍCIOS - Exercício 5

  • (CEPS-UFPA 2018)

O planejamento social é desenvolvido a partir do momento em que se tomam as decisões definidas em respeito a uma realidade social determinada. Neste momento, dá-se início à sistematização das atividades e o envolvimento dos procedimentos necessários para o alcance dos resultados esperados. De acordo com o grau de detalhamento de uma ação, a elaboração se caracteriza como projeto, plano ou programa. Por programa compreende-se a(o)


A) definição das decisões de abrangência geral do sistema, suas diretrizes, formulado de forma simples e clara, tomado para estudos setoriais e regionais de forma específica, em que são sistematizados objetivos e metas, quadros de referências das atividades desenvolvidas e tipologias e magnitude de cada ação.

B) documento que materializa as ações complementares, divergentes e contraditórias de um conjunto de ações, numa atitude de racionalização de decisões, relativos à produção de algum bem ou serviço, visando resultados definidos em um determinado período de tempo e consoante os limites orçamentários, sendo mais próximo possível da execução por tratar-se de ações determinadas em um tempo e espaço institucional previamente traçadas.

C) elaboração operacional de várias ações independentes entre si, frequentemente definidas por entidades de fomento à pesquisa social e pela agência financiadora. Comumente apresentam clareza gráfica dos dados, adequação e apresentação de diagnósticos sociais generalizantes e indicadores socioeconômicos, sendo compatível e coerente entre as partes e ter relação notória entre os objetivos e resultados esperados para adequação temporal e espacial determinados.

D) estudo da viabilidade de uma determinada ação baseada nos objetivos mediatos e imediatos a serem alcançados, uma vez que sistematiza e delineia as decisões compatibilizadas com as metas, procurando aperfeiçoar os recursos orçamentários e adequá-los às condições concretas de sua execução.

E) detalhamento, por setor, das políticas, diretrizes, metas e medidas instrumentais, sendo um desdobramento de atividades mais gerais, tendo como seus elementos básicos a síntese de informações, elaboração explícita dos papéis que cada órgão ou serviço desempenhará, objetivos gerais e específicos, estratégia e dinâmicas de trabalho, atividades desenvolvidas, definição de todos os recursos envolvidos e clareza das questões administrativas para a implementação e sustentabilidade de suas ações.


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