Procura

ArquiteturaPavimentação


EXERCÍCIOS - Exercício 1

  • (FUNDATEC 2018)

As pavimentações no espaço urbano, segundo Mascaró (2016), contêm características que merecem ser observadas. Analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa INCORRETA.


A) Os pavimentos sofrem esforços que se subdividem em duas categorias: os esforços produzidos pelo tráfego de veículos (compressão, tração, flexão e corte) seja em ação estática (nos estacionamentos) ou em ação dinâmica (nas faixas de rolamento) e os esforços produzidos por variações de umidade e temperatura. A repetição e combinação desses esforços que se verificam continuamente produzem fadiga nos materiais.

B) A baixa resistência à circulação é uma qualidade da maior importância particularmente nas vias de tráfego intenso de veículos pesados, próprios de áreas residenciais, pois quanto mais pesados os veículos, menor a participação da resistência à tração no consumo de combustível, sendo maior a economia proporcionada.

C) Alguns pavimentos possuem uma conservação mais complicada do que outros, como é o caso de reparação de quebras. Os pavimentos de asfalto, pela sua plasticidade, são os mais fáceis de reparar e, uma vez feita a reparação, o tráfego pode ser liberado em poucas horas. Já o pavimento de concreto, quando quebrado, apresenta grande dificuldade para sua correta reparação, sendo necessários em torno de 30 dias para se realize o fraguado do novo concreto.

D) Os pavimentos urbanos são permanentemente solicitados por esforços de aceleração, frenagem e mudança de direção dos veículos que por ele trafegam, sendo necessária uma boa aderência dos pneus, quando secos ou molhados para evitar acidentes.

E) A importância da cor do pavimento se manifesta em dois aspectos: na visibilidade, sendo consideradas as cores muito escuras aquelas de difícil visualização que obrigam a aumentar as sinalizações e, por consequência, repercutem na poluição visual da cidade, sobretudo a noite; e a temperatura adquirida com a radiação solar, sendo os pavimentos claros os que mais refletem os raios solares.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 2

Tente Este: Exercício 4

VOLTAR ao índice: Arquitetura






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+