Procura

PsicologiaConflito nas organizações


EXERCÍCIOS - Exercício 1

  • (CONSULPLAN 2018)

A identidade de gênero e as expressões da sexualidade consistem em elementos das demandas contemporâneas da gestão de pessoas. Essas relações, tais como as demais, evidenciam conflitos grupais e a manifestação do que se denomina poder e violência simbólicos nos mais diversos ambientes de trabalho. Analise as afirmativas sobre esse tema no contexto da gestão de pessoas.

I. Em contexto de trabalho a violência simbólica também é expressa na forma de exclusão daqueles que se distanciam de um “padrão de normalidade” social, inclusive para expressões de sexualidade, tal como a homossexualidade.

II. Os conceitos de poder e violência simbólicos foram desenvolvidos por Pierre Bourdieu , por meio dos quais evidenciou que o real, quando intermediado por tais conceitos, constrói e legitima percepções distorcidas de um dado contexto, sobretudo de trabalho.

III. No contexto organizacional, também marcado pela intolerância às diferenças, a pessoa não heterossexual é estigmatizada, sobre discriminações e atos preconceituosos velados ou explícitos ao tentar se inserir no mercado de trabalho ou mesmo quando já se encontra nele.

IV. A violência simbólica é uma violência invisível às próprias vítimas, que se exerce essencialmente pelas vias puramente simbólicas da comunicação e do conhecimento ou, mais precisamente, do desconhecimento, do reconhecimento ou, em última instância, do sentimento.

V. A implementação de políticas de diversidade nas empresas públicas e privadas também indica um caminho para a inclusão no âmbito organizacional, já que não preterir indivíduos em decorrência de sua sexualidade é uma pauta da política de diversidade sexual, uma das esferas dos programas de responsabilidade social amplamente difundidos e valorizados no mercado global.

Estão corretas as afirmativas




A) I, II, III, IV e V.

B) I e II, apenas.

C) II, III e IV, apenas.

D) III, IV e V, apenas.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 2

VOLTAR ao índice: Psicologia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+