Procura

FarmáciaColeta de material biológico e biossegurança no laboratório clínico


EXERCÍCIOS - Exercício 1

  • (NUCEPE 2018)

Julgue as afirmativas a seguir e marque a alternativa CORRETA .

I- Para cada tipo de material biológico com potencial no uso forense, exige-se um tipo diferente de coleta. Quando se trata de fluídos (sangue, esperma, saliva e outros), e estes estiverem em estado líquido e em pequenas quantidades, deverão ser coletados através de suabe estéril. Se for em quantidade maior, usa-se uma seringa descartável estéril. Se o fluído estiver seco e em pequenos objetos ou roupas, os mesmos deverão ser encaminhados para análise, se estiver em grandes objetos ou em superfícies de metal, paredes ou móveis, deverão ser retirados, utilizandose bisturi ou espátula, ou ainda suabe umedecido com água estéril. Em objetos que possam ser cortados, utiliza-se tesoura, e quando o fluído estiver em partes do corpo humano, utilizam-se pinças para sua retirada.

II- No caso do sangue líquido coletado, recomenda-se que este seja preservado com anticoagulantes. Entretanto, deve-se atentar ao fato de que algumas das substâncias empregadas podem afetar a Reação em Cadeia da Polimerase, que é uma etapa primordial em se tratando de análise de DNA. O EDTA pode ser usado, desde que em concentrações indicadas para este fim.

III- No caso das amostras serem compostas de tecidos (osso, pele, sangue, unhas, etc), órgãos, pelos com bulbo capilar (raiz), estes devem ser documentados pela descrição ou fotografia. O material de coleta deve ser estéril e cada item deve ser acondicionado separadamente, selado e identificado.

IV- Para amostras de saliva, urina e outros fluidos corporais líquidos, estes devem ser envasados em recipientes neutros e estéreis. Deve-se manter este material acondicionado a frio ou a quente e na presença de luz.

V- Caso se trate de manchas de fluidos corporais (sangue, sêmen, saliva, etc), faze-se a documentação e em seguida coleta-se parte do material biológico no qual este esteja aderido, ou quando se tratar de objetos maiores ou metálicos coleta-se com utensílios apropriados, acondicionando as amostras em recipientes neutros e estéreis, tendo o cuidado de evitar contaminações.




A) Apenas I, II, III e V são corretas.

B) Todas são incorretas.

C) Apenas III, IV e V são corretas.

D) Apenas II, III e IV são corretas.

E) Todas são corretas.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 2

Tente Este: Exercício 11

VOLTAR ao índice: Farmácia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+