Procura

Serviço socialServiço social na saúde


EXERCÍCIOS - Exercício 2

  • (Prefeitura de Fortaleza - CE 2018)

A mobilização, participação e controle social configuram-se como eixos de atuação dos assistentes sociais no âmbito da política de saúde. Assinale a alternativa correta quanto aos objetivos dessas ações.


A) Viabilizar a participação de usuários e familiares, independente das correlações de força presentes no processo de elaboração, planejamento e execução nas unidades de saúde e na política local, regional, municipal, estadual e nacional de saúde.

B) Garantir a comunicação direta entre o usuário e a instituição, pois as críticas e sugestões devem ser apresentadas individualmente, para garantir a agilidade do atendimento. Devem-se evitar considerações mais gerais como as dificuldades e impasses da não efetividade do SUS vividos pela população em geral.

C) Efetivar a articulação com movimentos sociais para fortalecer os fóruns e/ou conselhos, para estabelecer relações com determinadas demandas institucionais e para discutir a política de saúde, dado o caráter consultivo e não deliberativo das instâncias de controle social.

D) Contribuir na organização da população e dos usuários enquanto sujeitos políticos, que podem inscrever suas reivindicações, de modo coletivo, na agenda pública da saúde.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 3

Vamos para o Anterior: Exercício 1

Tente Este: Exercício 53

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Serviço social






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+