Procura

PortuguêsUso dos conectivos


EXERCÍCIOS - Exercício 10

  • (VUNESP 2018)

Leia o trecho de uma entrevista para responder a questão.

Estadão : O espanto como motor do conhecimento é a ideia fundamental de seu primeiro livro. De certa forma, porém, trata-se de uma ideia um tanto quanto antiga, encontrada em Platão, em Tomás de Aquino, bem como em outros. No plano da educação dos filhos, é fácil ver como esse elemento propulsor funciona quando eles são verdadeiramente pequenos, de dois, três, quatro anos: tudo o que é, tudo o que existe, desconcerta-os simplesmente porque existe e poderia não existir. Tudo é mágico. E, como essa capacidade de assombrar-se é inata, não precisamos criar estímulos excepcionais para que os filhos se desenvolvam, bastando somente os elementos que um ambiente familiar normal já possui. Essa capacidade de assombrar-se permanece igual ao longo dos anos? Nos adultos, não parece adormecer-se naturalmente, perdurando apenas, talvez, nos poetas e artistas, por alguma inclinação especial?

Catherine L’Ecuyer, educadora canadense : Sim, minha teoria se apoia em ideias centenárias. Gaudí dizia que ser original é voltar às origens. A capacidade de assombro é inata, mas corremos o risco de perdê-la quando não respeitamos o que pede nossa natureza, quando vivemos segundo ritmos que não se adequam a nossos ritmos internos, quando não há espaços, tempos e silêncios que permitam saborear a lentidão da beleza da realidade.

(http://cultura.estadao.com.br. Adaptado)


Considere as passagens do texto:

• De certa forma, porém , trata-se de uma ideia um tanto quanto antiga...

•  E, como essa capacidade de assombrar-se é inata, não precisamos criar estímulos excepcionais para que os filhos se desenvolvam...

•  ... mas corremos o risco de perdê-la quando não respeitamos o que pede nossa natureza...

As conjunções destacadas estabelecem entre as orações, respectivamente, relações de sentido de:




A) oposição, causa, finalidade e tempo.

B) conclusão, consequência, finalidade e tempo.

C) oposição, comparação, consequência e condição.

D) adição, conformidade, causa e proporção.

E) oposição, causa, causa e condição.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 11

Vamos para o Anterior: Exercício 9

Tente Este: Exercício 14

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Português






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+