Procura

EnfermagemSaúde da mulher


EXERCÍCIOS - Exercício 10

  • (Prefeitura de Fortaleza - CE 2018)

Dentro da atenção básica, destaca-se o importante papel do enfermeiro na linha de cuidado do câncer do colo do útero, a qual tem a finalidade de assegurar à mulher o acesso humanizado e integral às ações de rastreamento, diagnóstico precoce e tratamento adequado do câncer de colo do útero (CCU). Sobre o assunto, é correto afirmar que:


A) as lesões precursoras do câncer do colo do útero são, em sua maioria, assintomáticas, podendo ser detectadas por meio da realização periódica do exame citopatológico e confirmadas pela colposcopia e exame histopatológico.

B) a detecção precoce, por meio da realização periódica do exame citopatológico, é a principal estratégia de prevenção primária do câncer do colo do útero.

C) o enfermeiro deverá investigar se a mulher teve infecção prévia pelo papilomavírus humano (HPV), a qual é um fator suficiente para o desenvolvimento do câncer do colo do útero.

D) a recomendação ministerial para a periodicidade da realização do exame citopatológico é de dois anos, após dois exames negativos, com intervalo anual.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 11

Vamos para o Anterior: Exercício 9

Tente Este: Exercício 123

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Enfermagem






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+