Procura

DiversosDiversos (2)


EXERCÍCIOS - Exercício 409

  • (Gestão Concurso 2018)

Leia, com atenção, o texto da Revista Época Negócios, de 2014.

Chega de jogar energia fora

O Brasil é um dos países mais invejados do mundo por sua matriz de energia limpa, amplamente calcada em hidrelétricas. Mas a crescente demanda do setor energético vai exigir, daqui para a frente, a adoção de outras soluções tecnológicas inovadoras. A construção de grandes hidrelétricas, caminho trilhado no passado pelo país, enfrenta obstáculos práticos – como o alto custo de grandes usinas e a necessidade de construir extensas redes de transmissão até as quedas d’água. A solução é apostar em variadas fontes de energia. Uma das mais promissoras está nos canaviais brasileiros, ou melhor, naquilo que sobra da produção sucroalcooleira e que quase sempre acaba desperdiçado: seus 300 milhões de toneladas de resíduos. Deles pode ser produzida a biomassa, da qual se obtém o biogás usado em geradores e turbinas para gerar energia elétrica. O aumento da capacidade de produção de bioenergia nas usinas garante a geração de energia firme – de maneira consistente. Este é o principal diferencial dessa tecnologia. A biomassa também incentiva a descentralização do sistema energético. Além do respeito ao meio ambiente, fatores econômicos também incentivam a adoção da biodigesão: autossuficiência, energias adicionais, menos poluição e reaproveitamento dos resíduos, menos importações.

(Revista Época Negócios, 2014, p. 24).

Sobre o texto e sobre o assunto, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma.

( ) Aumentando seu potencial energético, o Brasil poderá reduzir a importação de combustíveis líquidos e de gás natural liquefeito.

( ) A produção em larga escala da biomassa tornaria a agroindústria sustentável e autossuficiente em termos de suprimento energético.

( ) Com a produção de energia através da biomassa ficamos totalmente dependentes da cana-de-açúcar, já que é a matéria de origem orgânica capaz de produzir tal energia.

( ) Além de mitigar impactos ambientais, evitando a queima do bagaço que gera gazes poluentes, a produção de biogás reaproveita os resíduos, como biofertilizantes de boa qualidade.

De acordo com as afirmações a sequência correta é




A) (V); (F); (F); (V).

B) (F); (F); (V); (F).

C) (V); (V); (F); (V).

D) (F); (V); (V); (F).


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 410

Vamos para o Anterior: Exercício 408

Tente Este: Exercício 394

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Diversos






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+