Procura

Serviço socialPrevidência social


EXERCÍCIOS - Exercício 2

  • (FCC 2018)

O Serviço Social surgiu legalmente na Previdência Social através da Portaria n° 25 de 1944, do Conselho Nacional do Trabalho - CNT, na expansão previdenciária dos IAPs, vivenciando desde então vários momentos, tanto no que tange as respostas às demandas institucionais da própria profissão, quanto da dinâmica da sociedade. Fazendo uma retrospectiva histórica sobre a trajetória do Serviço Social na Previdência Social,


A) na sua criação teve sua atuação marcada com o discurso de humanização das grandes máquinas burocráticas, cujos objetivos profissionais identificavam-se com os objetivos institucionais.

B) a prática de ação profissional, expressou-se através do Plano Básico de Ação-PBA, 1972, cuja diretriz fundamental era desenvolver programas de planejamento, supervisão e execução de reabilitação.

C) a elaboração do segundo Plano Básico de Ação-PBA − 1978, já foi calcado na matriz teórico-metodológica do materialismo histórico.

D) as demandas sociais impostas pela dinâmica da sociedade contribuíram para uma prática profissional tradicional, burocratizada, a-histórica baseada no senso comum, alicerçada numa ausência de reciclagem e supervisão profissional.

E) a ação prioritária do Serviço Social está voltada hoje para assegurar os benefícios, a reabilitação para o trabalho e a reinclusão na sociedade.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 3

Vamos para o Anterior: Exercício 1

Tente Este: Exercício 17

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Serviço social






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+