Procura

PortuguêsNoções gerais de compreensão e interpretação de texto


EXERCÍCIOS - Exercício 70

  • (UFU-MG 2018)

Chocolate branco

É verdade que o chocolate branco não tem cafeína?
Não. Nem chocolate.
O chocolate branco não passa da gordura do cacau (manteiga de cacau) misturada com leite e açúcar. Não contém nenhum daqueles sólidos grãos de cacau maravilhosos que, embora nada recomendáveis, dão ao chocolate seu caráter exclusivo e seu rico sabor. Caso você escolha uma sobremesa com cobertura de chocolate branco para evitar a cafeína do chocolate, lembre-se de que a manteiga de cacau é altamente saturada. Não dá para se ter tudo ao mesmo tempo.
Para juntar insulto à injúria, alguns chocolates brancos nem ao menos são feitos com manteiga de cacau; são feitos com óleos vegetais hidrogenados. Não deixe de ler a lista de ingredientes no rótulo.
WOLKE, R. L. O que Einstein disse a seu cozinheiro: a ciência na cozinha. Rio de Janeiro: Zahar, 2003, p. 36-37.

No texto de divulgação científica sobre chocolate branco, são utilizadas duas palavras de sentido próximo, insulto e injúria, que, de acordo com o texto, devem ser interpretadas como




A) o insulto está no fato de o chocolate branco ser recomendável apesar de não conter grãos de cacau. A injúria é o uso de óleos vegetais hidrogenados em um alimento, prejudicando a saúde do consumidor.

B) o insulto é a ação de usar outros ingredientes no chocolate branco para além do que o consumidor acredita conter no produto. A injúria é a contradição existente no chocolate branco, que não é chocolate.

C) o insulto está no fato de a manteiga de cacau não conter cafeína, mas ser altamente saturada. A injúria é o fato de o chocolate branco não conter chocolate.

D) o insulto está no fato de o rótulo do produto não conter os reais ingredientes utilizados. A injúria é a adição de óleos vegetais hidrogenados ao chocolate branco.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 71

Vamos para o Anterior: Exercício 69

Tente Este: Exercício 111

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Português






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+