Procura

EnfermagemEpidemiologia e vigilância epidemiológica


EXERCÍCIOS - Exercício 2

  • (INSTITUTO AOCP 2018)

Em relação à Portaria do Ministério da Saúde nº 204/2016 que define a Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública nos serviços de saúde públicos e privados em todo o território nacional, assinale a alternativa correta.


A) Configura-se como epizootia qualquer dano à integridade física ou mental do indivíduo, provocado por circunstâncias nocivas, tais como acidentes, intoxicações por substâncias químicas, abuso de drogas ou lesões decorrentes de violências interpessoais, como agressões e maus tratos, exceto as lesões autoprovocadas.

B) A ficha de evento de saúde pública é a comunicação obrigatória encaminhada à autoridade de saúde. É realizada pelos médicos, profissionais de saúde ou responsáveis pelos estabelecimentos de saúde, públicos ou privados, sobre a ocorrência de suspeita ou confirmação de doença, agravo ou evento de saúde pública, podendo ser imediata ou semanal.

C) A notificação compulsória imediata deve ser realizada pelo profissional de saúde ou responsável pelo serviço assistencial que prestar o primeiro atendimento ao paciente, em até 72 (setenta e duas) horas desse atendimento, pelo meio mais rápido disponível.

D) Estão entre as doenças ou agravos presentes na Lista Nacional de Notificação Compulsória: acidente de trabalho com exposição a material biológico, acidente por animal peçonhento, doença de chagas aguda, violência sexual e tentativa de suicídio.

E) A notificação compulsória imediata deve ser realizada pelo profissional de saúde ou responsável pelo serviço assistencial que prestar o primeiro atendimento ao paciente, em até 7 (sete) dias desse atendimento, pelo meio mais rápido disponível.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 3

Vamos para o Anterior: Exercício 1

Tente Este: Exercício 55

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Enfermagem






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=5.37ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.57ms))((ts_substr_c=1.42ms))((ts_substr_im=0.89ms))
((total= 8ms))