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PortuguêsInterpretação de textos


EXERCÍCIOS - Exercício 10

  • (FCC 2018)

Atenção : Para responder à questão, baseie-se no texto abaixo.

Os intelectuais e a escrita

Poderia uma função social para os intelectuais − quer dizer, poderiam os próprios intelectuais − ter existido antes da invenção da escrita? Dificilmente. Sempre houve uma função social para xamãs, sacerdotes, magos e outros servos e senhores de ritos, e é de supor que também para aqueles que hoje chamaríamos de artistas. Mas como existir intelectuais antes da invenção de um sistema de escrita e de números que precisava ser manipulado, compreendido, interpretado, aprendido e preservado? Entretanto, com o advento desses modernos instrumentos de comunicação, cálculo e, acima de tudo, memória, as exíguas minorias que dominavam essas habilidades provavelmente exerceram mais poder social durante uma época do que os intelectuais jamais voltaram a exercer.
Os que dominavam a escrita, como nas primeiras cidades das primeiras economias agrárias da Mesopotâmia, puderam se tornar o primeiro “clero”, classe de governantes sacerdotais. Até os séculos XIX e XX, o monopólio da capacidade de ler e escrever no mundo alfabetizado e a instrução necessária para dominá-la também implicavam um monopólio de poder, protegido da competição pelo conhecimento de línguas escritas especializadas, ritual ou culturalmente prestigiosa.
De outro lado, a pena jamais teve mais poder do que a espada. Os guerreiros sempre conquistaram os escritores, mas sem estes últimos não poderia ter havido nem Estados, nem grandes economias, nem, menos ainda, os grandes impérios históricos do mundo antigo.
(Adaptado de: HOBSBAWM, Eric. Tempos fraturados . São Paulo: Companhia das Letras, 2013, p. 226-227)

O monopólio de poderreferido no 2 oparágrafo está intimamente relacionado com o fenômeno


A) das primeiras economias agrárias da Mesopotâmia.

B) das crenças religiosas mais arcaicas, ao tempo das primeiras cidades.

C) da economia rudimentar que veio desembocar nos séculos XIX e XX.

D) do domínio da leitura e da escrita restrito a uns poucos instruídos.

E) da rivalidade entre membros do clero e da classe governamental.


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