Procura

Engenharia ambiental e sanitáriaCrise ambiental


EXERCÍCIOS - Exercício 1

  • (CESGRANRIO 2018)

As mudanças climáticas podem ser atribuídas direta ou indiretamente às atividades humanas que impactam e alteram a composição da atmosfera.

Nesse sentido, há estudos mostrando que




A) a destruição da camada de ozônio está ligada à diminuição na incidência de radiação ultravioleta e infravermelha que atinge a superfície terrestre.

B) o CO 2 é muito mais efetivo que o metano na absorção de calor, pois esse último sofre uma diminuição de concentração com o aumento da temperatura.

C) um forçamento radiativo positivo que pode surgir, por exemplo, de um aumento de alguns tipos de aerossóis, tende a provocar resfriamento da superfície da Terra.

D) um forçamento radiativo negativo devido, por exemplo, ao aumento de gases de efeito estufa (GEE) resulta principalmente no aquecimento relativo da superfície da Terra.

E) certos gases na atmosfera da Terra são absorvedores eficazes de radiação infravermelha, ou seja, absorvem o calor emitido pelas superfícies aquecidas da Terra e reemitem essa radiação, sendo que parte dela retorna à superfície, deixando-a mais quente do que seria sem esse fator.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 2

Tente Este: Exercício 2

VOLTAR ao índice: Engenharia ambiental e sanitária






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+