Procura

OdontologiaOrtodontia e ortopedia facial


EXERCÍCIOS - Exercício 2

  • (FCC 2018)

A mãe de paciente com 5 anos de idade, sexo masculino, relata que “acha que há algo diferente” no aspecto facial de seu filho. O cirurgião-dentista posiciona a criança sentada na cadeira odontológica e observa que os lábios superior e inferior não se tocam na posição de repouso e estão ressecados. Ao solicitar ao paciente que feche os olhos e inspire fundo pelo nariz, o profissional observa que as narinas da criança não se dilatam. A análise preliminar da forma facial mostra um padrão face longa.
Este quadro é compatível com a condição de


A) respiração nasal unilateral, cujos efeitos tardios são complicações das vias aéreas, perda do equilíbrio muscular e alterações no crescimento dos arcos dentários.

B) respiração bucal, cuja implicação ortodôntica é a má postura mandibular, que pode levar à mordida cruzada posterior e mordida aberta anterior.

C) hábito de sucção de chupeta evidenciado pelo ressecamento dos lábios, provocando atresia do arco dentário superior, o que resultará tardiamente em mordida cruzada posterior.

D) hábito de interposição lingual durante a fala e a deglutição com repercussões sobre a oclusão, como a mordida aberta anterior circular e circunscrita à região dos incisivos.

E) hábito de sucção de polegar, cuja implicação ortodôntica é a alteração de postura e funcionamento da língua, resultando em inclinação para vestibular dos incisivos superiores.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 3

Vamos para o Anterior: Exercício 1

Tente Este: Exercício 4

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Odontologia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+