Procura

Arquitetura de computadoresHardware


EXERCÍCIOS - Exercício 1

  • (FADESP 2018)

Com relação aos conceitos básicos do hardware, periféricos de um microcomputador e software, é correto afirmar que


A) os barramentos de computador podem ser internos à unidade central de processamento (CPU), conectando-a à memória e aos dispositivos de entrada/saída, mas também podem ser usados no exterior da CPU para transportar dados de e para a unidade lógica e aritmética.

B) discos SATA têm uma interface que permite conexão flexível e simultânea de 7 a 15 dispositivos por barramento SATA, já os discos SCSI apresentam uma limitação de conexão de dispositivos, que é de dois periféricos por canal, com dois canais em um sistema no máximo. Isso explica porque os discos SATA apresentam taxas de transferência mais elevadas que os discos SCSI.

C) o sistema básico de entrada e saída (BIOS), para garantir sua integridade, fica gravado dentro de um chip com memória ROM (memória somente de leitura), o que quer dizer que não é possível, por exemplo, desinstalar o BIOS do computador, apenas atualizá-lo ou modificar as opções permitidas.

D) o touchpad de um notebook não é considerado um dispositivo de entrada/saída sensível ao toque. O termo sensível ao toque, ou touch screen, é destinado apenas às telas, por exemplo, de monitores, tablets e smartphones.

E) o ASCII é um código de caracteres de ampla utilização. A ideia que fundamenta o ASCII é designar a cada caractere e símbolo um valor único de 16 bits, denominado ponto de código. A vantagem é que símbolos de 16 bits simplificam a escrita do software.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 2

Tente Este: Exercício 8

VOLTAR ao índice: Arquitetura de computadores






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+