Procura

CriminologiaEscola de chicago


EXERCÍCIOS - Exercício 2

  • (VUNESP 2018)

Assinale a alternativa correta no que diz respeito à criminologia e ao controle social.


A) A criminologia crítica radical, através de análises profundas e contundentes, busca apresentar meios eficazes de aperfeiçoamento do controle social exercido pela justiça criminal.

B) A afirmação do criminólogo Jeffery, no sentido de que “mais leis, mais penas, mais policiais, mais juízes, mais prisões significam mais presos, porém não necessariamente menos delitos”, refere-se a uma crítica ao controle social informal.

C) A esterilização eugenista aplicada a criminosos contumazes e estupradores com o objetivo de evitar a procriação foi sustentada, no início do século XX, como forma de controle social por correntes criminológicas derivadas do pensamento positivista.

D) a conclusão de uma pesquisa que indica maior punibilidade para negros (mais condenados do que indiciados e mais presos em flagrante do que indiciados por portaria) contradiz os fundamentos da criminologia crítica em relação ao controle social.

E) A incipiente criminologia na escola clássica afastava o livre-arbítrio como fundamento do sistema penal de controle social.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 3

Vamos para o Anterior: Exercício 1

Tente Este: Exercício 25

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Criminologia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+