PedagogiaAlfabetização e letramento
- (VUNESP 2018)
Lerner (2002) afirma que há um grande desafio a ser enfrentado para construir uma versão de leitura que se ajuste muito mais à prática social que tentamos comunicar e que permita ao aluno se apropriar efetivamente dela. Para a autora, a leitura na escola deve cumprir duplo propósito: um propósito didático e um propósito comunicativo, relevante desde a perspectiva atual do aluno. O propósito didático visa a
A) transformar os conteúdos complexos, a serem ensinados, em unidades mais simples, para garantir a aprendizagem pelo aluno.
B) iniciar o ensino de leitura com frases de palavras simples, extraindo palavras-chave, para ajudar o aluno a identificar as sílabas.
C) ensinar certos conteúdos constitutivos da prática social da leitura, com o objetivo de que o aluno possa reutilizá-los no futuro, em situações não didáticas.
D) controlar e avaliar passo a passo o processo de aprendizagem do aluno, para apresentar resultados bons de rendimento dos alunos.
E) obedecer rituais para o ensino de leitura, que deve partir do domínio de sílabas simples, para depois introduzir as palavras com sílabas complexas.
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