Procura

PedagogiaAlfabetização e letramento


EXERCÍCIOS - Exercício 2

  • (VUNESP 2018)

Lerner (2002) afirma que há um grande desafio a ser enfrentado para construir uma versão de leitura que se ajuste muito mais à prática social que tentamos comunicar e que permita ao aluno se apropriar efetivamente dela. Para a autora, a leitura na escola deve cumprir duplo propósito: um propósito didático e um propósito comunicativo, relevante desde a perspectiva atual do aluno. O propósito didático visa a


A) transformar os conteúdos complexos, a serem ensinados, em unidades mais simples, para garantir a aprendizagem pelo aluno.

B) iniciar o ensino de leitura com frases de palavras simples, extraindo palavras-chave, para ajudar o aluno a identificar as sílabas.

C) ensinar certos conteúdos constitutivos da prática social da leitura, com o objetivo de que o aluno possa reutilizá-los no futuro, em situações não didáticas.

D) controlar e avaliar passo a passo o processo de aprendizagem do aluno, para apresentar resultados bons de rendimento dos alunos.

E) obedecer rituais para o ensino de leitura, que deve partir do domínio de sílabas simples, para depois introduzir as palavras com sílabas complexas.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 3

Vamos para o Anterior: Exercício 1

Tente Este: Exercício 354

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Pedagogia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+