Procura

PortuguêsCoesão e coerência


EXERCÍCIOS - Exercício 61

  • (VUNESP 2018)

Às vezes, quando vejo uma pessoa que nunca vi, e tenho algum tempo para observá-la, eu me encarno nela e assim dou um grande passo para conhecê-la. E essa intrusão numa pessoa, qualquer que seja ela, nunca termina pela sua própria autoacusação: ao nela me encarnar, compreendo-lhe os motivos e perdoo. Preciso é prestar atenção para não me encarnar numa vida perigosa e atraente, e que por isso mesmo eu não queira o retorno a mim mesmo.

Um dia, no avião... ah, meu Deus – implorei – isso não, não quero ser essa missionária!.

Mas era inútil. Eu sabia que, por causa de três horas de sua presença, eu por vários dias seria missionária. A magreza e a delicadeza extremamente polida de missionária já me haviam tomado. É com curiosidade, algum deslumbramento e cansaço prévio que sucumbo à vida que vou experimentar por uns dias viver. E com alguma apreensão, do ponto de vista prático: ando agora muito ocupada demais com os meus deveres e prazeres para poder arcar com o peso dessa vida que não conheço – mas cuja tensão evangelical já começo a sentir. No avião mesmo percebo que já comecei a andar com esse passo de santa leiga: então compreendo como a missionária é paciente, como se apaga com esse passo que mal quer tocar o chão, como se pisar mais forte viesse prejudicar os outros. Agora sou pálida, sem nenhuma pintura nos lábios, tenho o rosto fino e uso aquela espécie de chapéu de missionária.

(Clarice Lispector, Encarnação involuntária. Felicidade clandestina .)


Assinale a alternativa que reescreve os trechos destacados nas passagens – ao nela me encarnar, compreendo-lhe os motivos/ com o peso dessa vida que não conheço – mas cuja tensão evangelical já começo a sentir– em conformidade com a norma-padrão e expressando corretamente o sentido do texto.


A) compreendo os motivos dela / mas já começo a sentir a tensão evangelical dessa vida.

B) compreendo a ela os motivos / mas a tensão evangelical da qual já começo a sentir a vida.

C) compreendo os motivos dela / mas já começo a sentir na vida dessa tensão evangelical.

D) compreendo quais os motivos / mas a tensão evangelical a qual já começo a sentir na vida.

E) compreendo que motivos / mas a tensão evangelical em que na vida já começo a sentir.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 62

Vamos para o Anterior: Exercício 60

Tente Este: Exercício 218

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Português






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=17.72ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.56ms))((ts_substr_c=0.94ms))((ts_substr_im=0.77ms))
((total= 20ms))