Procura

FarmáciaFarmacologia dos quimioterápicos e antibióticos


EXERCÍCIOS - Exercício 7

  • (COPEVE-UFAL 2018)

Em uma unidade de dispensação pública um paciente apresenta uma prescrição médica solicitando 14 comprimidos de Cefalexina 500 mg para ser usado duas vezes ao dia. As apresentações comerciais disponíveis são caixas individuais que contêm 14 ou 21 comprimidos. No momento da entrega do medicamento, ao fazer a inspeção, o farmacêutico notou que a validade de todas as apresentações expirará em 5 dias.

De acordo com a situação e levando em conta o exposto na RDC ANVISA nº 44/2009, que dispõe sobre as boas práticas de dispensação em farmácias e drogarias, qual deve ser a atitude do farmacêutico?




A) Dispensar o medicamento, pois o tratamento pode ser concluído dentro do prazo de validade.

B) Não dispensar, pois a posologia do tratamento não pode ser concluída dentro do prazo de validade.

C) Não dispensar o medicamento em questão, realizar a intercambialidade com Cefalexina+clavulinato que está dentro da validade.

D) Abrir a caixa, fracionar e dispensar apenas a quantidade para os cinco dias e solicitar que o paciente volte para pegar o restante do tratamento em outro dia.

E) Dispensar a apresentação comercial com 14 comprimidos, orientar que o paciente use por cinco dias e depois retorne à farmácia para pegar o restante do tratamento.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 8

Vamos para o Anterior: Exercício 6

Tente Este: Exercício 54

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Farmácia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+
((ts_substr_ig=0.00ms))((ts_substr_id=30.36ms))((ts_substr_m2=0.00ms))((ts_substr_p2=0.79ms))((ts_substr_c=2.60ms))((ts_substr_im=0.92ms))
((total= 35ms))