Procura

PortuguêsInterpretação de textos


EXERCÍCIOS - Exercício 107

  • (FUMARC 2018)

Leia atentamente os textos II e III. A questão  refere-se a eles.

TEXTO II

Peão morre após ser pisoteado por touro em festa de Alvorada

Vítima participava de montaria quando caiu no chão e foi atingida pelas

patas do animal. Homem não usava capacete de segurança.

Por Pâmela Fernandes, G1 Ji-Paraná e Região Central

Globo.com 25/06/2017 17h03 Atualizado 25/06/2017 17h39

Um peão de 24 anos morreu neste fim de semana após ser pisoteado por um touro, durante uma montaria no distrito de Terra Boa em Alvorada do Oeste (RO), a 460 quilômetros de Porto Velho. Conforme informações do registro policial, o rapaz participava da montaria em uma festa, quando caiu e acabou sendo atingido pelas patas do animal.

Um vídeo gravado por espectadores do rodeio da festa mostra o momento em que o jovem, que era peão profissional, monta no touro e a porteira é aberta.

Poucos segundos depois o peão se desequilibrou, caiu do animal e foi pisoteado. Os palhaços então tentam afastar o touro do jovem, que ficou caído no meio da arena.

Na sequência o boi volta na direção dos palhaços e rodopia novamente sobre a vítima. Assustado, o público da arquibancada começa a gritar e o locutor pede ajuda médica.

TEXTO III

Ezequiel voou parafusado. Quando estava de boca pro céu, as estrelas e as luzes da arena formaram um telegrama manchado nos seus olhos. Bateu chapado no chão. Ouvido apitando. Deu até vontade de rir... Mas não é que o touro desceu com uma pisada tão forte que as costelas se esmigalharam por cima do coração?! Foi menos que suspiro e mais que dolorido. Ele ainda levantou o chapéu e batendo a poeira das calças! Ezequiel, esse insistente... Os braços valeram pra isso. Mas também só pra isso, porque ao cair de novo já foi de cara... e completamente morto. (Barretos – Brasil – 1996)

(BONASSI, Fernando. Passaporte . São Paulo: Cosac & Naify Edições, 2001)


I. É possível que a jornalista Pâmela Fernandes não tenha presenciado o fato por ela noticiado, embora demonstre conhecer a vítima, conforme indica a informação “que era peão profissional”.

II. A jornalista Pâmela Fernandes narra com certo distanciamento a partir de informações colhidas de um registro policial no qual a situação fora narrada como algo já acontecido, conforme indicam os verbos no pretérito imperfeito.

III. Pâmela Fernandes narra a partir de imagens de um vídeo feito por espectadores, transpostas com verbos no presente do indicativo, como se houvesse simultaneidade entre o que vídeo mostra e o relato feito pela jornalista.

O texto II é uma notícia publicada em um site de grande circulação e apresenta um fato acontecido em Roraima. Quanto à posição da jornalista em relação ao fato narrado, é CORRETO o que se afirma apenas em:




A) I.

B) II.

C) III.

D) I e III.

E) II e III.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 108

Vamos para o Anterior: Exercício 106

Tente Este: Exercício 155

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Português






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+