Procura

PsicologiaPiscologia e organizações


EXERCÍCIOS - Exercício 1

  • (INSTITUTO AOCP 2018)

Em relação ao fenômeno do estresse ocupacional, assinale a alternativa INCORRETA.


A) Suas consequências podem ser: danos sociais, físicos e psicológicos. Os danos sociais compreendem a queda no desempenho profissional, ausências no trabalho, acidentes, conflitos domésticos e apatia. Os danos físicos acarretam doenças psicossomáticas, destacando as úlceras, alergias, asma, enxaquecas, alcoolismo, disfunções coronarianas e circulatórias. Nos danos psicológicos, estão incluídas a instabilidade emocional, a ansiedade, a agressividade, a irritabilidade, a depressão, e, em um último estágio, a Síndrome de Burnout.

B) O estresse pode ser observado pelo menos em duas dimensões. O estresse pode ter um resultado positivo, distress, ou negativo, eustress, em relação ao esforço gerado pela tensão mobilizada pela pessoa. O distress é o equilíbrio entre esforço, tempo, realização e resultados, sendo um aspecto positivo de lidar com as pressões; a pessoa consegue vencer desafios. Já o eustress é o rompimento do equilíbrio biopsicossocial, por excesso ou falta de esforço, incompatível com tempo, realização e resultados.

C) De acordo com o modelo transacional de estresse, este pode ser referido como um estado psicológico que é parte de (e também reflete) um processo de interação entre a pessoa e o seu ambiente de trabalho. Sendo um processo, baseia-se em uma sequência de relações entre o ambiente de trabalho e as percepções do trabalhador, entre essas percepções e a experiência de estresse e entre o estado psicológico que caracteriza essa experiência e as alterações que ocorrem a níveis comportamental, emocional, fisiológico e físico. Desse modo e numa perspectiva científica, a sua medição é extremamente difícil e complexa. Nenhuma medida isolada parece, somente por si, ser suficientemente válida para medir o estresse.

D) A administração do estresse pode ser encarada sob duas abordagens, individual e organizacional. Em relação à abordagem individual, estratégias como implementação de técnicas de administração do tempo, ginástica laboral, exercícios físicos, treinamento de relaxamento e a expansão da rede de suporte social têm se mostrado eficazes na redução do estresse profissional. Na abordagem organizacional, vários agentes estressores como as exigências de tarefas, desempenho de papéis, fatores ambientais e a estrutura organizacional podem ser modificados.

E) As situações de trabalho são vivenciadas como indutoras de estresse quando são percebidas como envolvendo exigências que não condizem com o conhecimento do trabalhador ou com as suas necessidades (sobrecarga ou subcarga quantitativa e/ ou qualitativa), especialmente quando os trabalhadores têm a percepção de suporte social ou de controle insuficientes.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 2

Tente Este: Exercício 48

VOLTAR ao índice: Psicologia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+