Procura

PedagogiaDiretrizes curriculares nacionais para o ensino médio


EXERCÍCIOS - Exercício 4

  • (Quadrix 2018)

Frequentemente, os professores são questionados sobre quais conteúdos devem ser priorizados dentro do ensino de biologia, quais os objetivos de aprendizagem a serem perseguidos e como atingi-los. É necessário compreender a existência de conhecimentos entre uma base comum e outra diversificada, ambas integradas à realidade do aluno, de forma que ele possa intervir sobre ela, com autonomia e competência.
Considerando o texto acima, assinale a alternativa correta com relação aos preceitos propostos pelos PCNEM para o ensino de biologia.


A) Permitem a compreensão dos limites dos diferentes sistemas explicativos e asseguram que a ciência tem respostas definitivas.

B) Promovem a instrumentalização de uma gama de fatos e fenômenos - naturais ou não - ao educando, sob a óptica da ciência, mais especificamente da biologia.

C) Promovem a capacitação do educando à interpretação dos processos, fatos e fenômenos para que, simultaneamente, adquira uma visão crítica que lhe permita tomar decisões sobre fatos e fenômenos relacionados à biologia.

D) Promovem a aprendizagem da ciência como parte de uma formação cidadã, sem comprometimento diante de um mundo cada dia mais complexo.

E) O ensino da biologia deve servir como meio para ampliar a compreensão sobre a realidade, mas é desconsiderado como instrumento orientador de decisões e intervenções sobre a visão da ciência.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 5

Vamos para o Anterior: Exercício 3

Tente Este: Exercício 63

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Pedagogia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+