Procura

DiversosDiversos (3)


EXERCÍCIOS - Exercício 242

  • (CONSULPLAN 2018)

A partir das ideias de Sassaki (1997), entende-se que inclusão é o processo pelo qual a escola se adapta com a finalidade de incluir, em seu sistema, pessoas com necessidades educativas especiais e, simultaneamente, estas se prepararem para assumir seus papéis na sociedade. Já para Rodrigues (2006), o conceito de inclusão, no âmbito escolar, implica, antes de tudo, rejeitar, por princípio, a exclusão de qualquer aluno. Rodrigues ressalta, ainda, a necessidade e a capacidade desta pessoa de pertencer ou de se relacionar com uma comunidade. Como forma de minimizar possíveis barreiras para a aprendizagem que os alunos com necessidades educativas especiais possam apresentar em relação aos conteúdos da educação física, sugere-se que:


A) Na aprendizagem de situações de jogos e brincadeiras é conveniente a utilização do método parcial, pois facilitará a apreensão do movimento segmentado.

B) As atividades que envolvem jogos, durante a realização, devem ter um caráter lúdico e favorecer situações que o discente não precise lidar com seus fracassos, mas apenas com seus êxitos, bem como solucionar problemas motores adaptados.

C) O professor conheça a capacidade linguística de seus alunos. As formas de instruções (verbal e/ou demonstração) podem influenciar no processo ensino-aprendizagem. Por exemplo, no caso dos portadores de deficiência mental o tipo de instrução verbal poderá, em inúmeras situações, ser descartado em decorrência das dificuldades de compreensão da mensagem. Devem ser evitadas explicações longas ou muito detalhadas.

D) Seja utilizada, se necessário, propriocepção na aprendizagem de um movimento ou habilidade específica. Neste caso, a aprendizagem pode ser facilitada pela percepção cinestésica. O aluno pode vivenciar, visualizar, apontar no outro, observar sem comparar os seus movimentos com o do colega para não se sentir inferiorizado. Assim, o professor deve evitar análise e discussão conjunta sobre as principais dificuldades dos alunos que apresentam necessidades educativas especiais.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 243

Vamos para o Anterior: Exercício 241

Tente Este: Exercício 330

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Diversos






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+