Procura

DiversosDiversos (3)


EXERCÍCIOS - Exercício 248

  • (COMPERVE 2018)

O uso prejudicial ou abusivo de álcool e outras drogas configura-se como grave problema de saúde na atualidade. Considerando o papel dos contextos educacionais na prevenção desse quadro, o psicólogo que atua em tais contextos pode contribuir para o enfrentamento desse desafio por meio de


A) estratégias que enfatizem a informação sobre os tipos de drogas existentes e seus mecanismos de ação no organismo, favorecendo a compreensão da dependência como uma patologia provocada pelos efeitos neuroquímicos dessas substâncias, os quais retiram do sujeito seu caráter ativo.

B) ações de combate que fortaleçam a guerra contra as drogas, pautadas na conscientização dos riscos envolvidos no consumo de entorpecentes e na proibição do uso de quaisquer substâncias no âmbito educacional, sob pena de encaminhamento para centros de tratamento específicos.

C) intervenções de caráter educativo que considerem a diversidade de fatores atrelados a essa problemática, superando visões reducionistas centradas no indivíduo e em sua família, com o propósito de refletir sobre a capacidade de escolha de cada um, tendo em vista os determinantes sociais e culturais desse fenômeno.

D) trabalhos realizados no âmbito individual com os sujeitos que fazem uso de drogas, uma vez que tratar a questão de forma aberta e coletiva favorece a discriminação e estigmatização dos usuários e de suas famílias, sendo necessário, portanto, conseguir primeiramente a interrupção do consumo.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 249

Vamos para o Anterior: Exercício 247

Tente Este: Exercício 352

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Diversos






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+