Procura

AntropologiaConceito e objeto da antropologia. cultura. relativismo cultural versus etnocentrismo. observação participante e técnica


EXERCÍCIOS - Exercício 1

  • (CESPE 2018)

A partir dos anos 70 do século passado, a questão quilombola foi recolocada no contexto nacional com a “descoberta das comunidades quilombolas”, devido, em grande parte, ao movimento negro contemporâneo e ao exercício intelectual de autores como Abdias do Nascimento, Clóvis Moura, Beatriz Nascimento, Lélia Gonzalez, Joel Rufino e Kabengele Munanga, entre outros. Ao lado disso, é importante mencionar a mobilização política que culminou na publicação do artigo 68 das Disposições Constitucionais Transitórias (Constituição Federal de 1988), que dá aos quilombolas o direito à titulação das terras por eles ocupadas.
Joseane Maia Silva Santos. Comunidades quilombolas, suas lutas, sonhos e utopias . Internet: <www.palmares.gov.br> (com adaptações).

Considerando o tema do texto antecedente e os vários aspectos antropológicos a ele relacionados, julgue o item que segue.

Povos tradicionais possuem uma ligação natural/biológica com o território que habitam; por esse motivo, a demarcação desse território se faz justa e necessária.


C) Certo

E) Errado


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 2

Tente Este: Exercício 39

VOLTAR ao índice: Antropologia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+