Procura

DiversosDiversos (3)


EXERCÍCIOS - Exercício 273

  • (UFSM 2018)

A instalação predial de águas pluviais se destina exclusivamente ao recolhimento e à condução das águas da chuva. Tradicionalmente, nos projetos de engenharia, essas águas são destinadas diretamente ao sistema de microdrenagem da cidade. Uma alternativa a essa prática é a implantação de reservatórios, na escala de lote, para armazenara água da chuva, que pode ser utilizada para fins não potáveis. Essa implantação implica em uma economia no consumo de água potável e auxilia no controle do aumento do escoamento superficial em meio urbano.

A fim de normatizar o dimensionamento desses reservatórios, em 2007, a ABNT disponibilizou a NBR 15527, Água de chuva - Aproveitamento de coberturas em áreas urbanas para fins não potáveis - Requisitos.

De acordo com a norma supracitada, é correto afirmar que




A) não é necessário instalar dispositivos para remoção de detritos, exceto em regiões com muita vegetação.

B) pode ser instalado um dispositivo para descarte da água de escoamento inicial.

C) não é necessária a utilização de cobertura no reservatório, porse tratarde água não potável.

D) o sistema de distribuição de água de chuva pode ser conectado ao sistema de distribuição de água potável para atendimento das bacias sanitárias.

E) a água de chuva, quando instalado dosador automático de derivado dorado junto à bomba centrífuga, deverá ser direcionada diretamente para consumo, devido ao tempo de vida do cloro.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 274

Vamos para o Anterior: Exercício 272

Tente Este: Exercício 186

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Diversos






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+