Procura

OdontologiaAnatomia aplicada à odontologia


EXERCÍCIOS - Exercício 3

  • (FCC 2018)

Atenção : Para responder a questão abaixo, considere as informações a seguir:

Paciente com 32 anos de idade, sexo feminino, refere sentir dor de cabeça na região temporal ao final da tarde, em especial em dias mais tensos e, ao pentear o cabelo, sente como se “até os cabelos doessem”. Mais recentemente, a dor tem se estendido para os músculos “que ajudam a mastigar”, motivo pelo qual a paciente procurou uma abordagem odontológica para o problema. O exame clínico intrabucal mostrou condições satisfatórias nos dentes e tecidos gengivais.


Definições diagnósticas preliminares sobre o quadro apresentado são obtidas quando o diagnóstico diferencial é feito por meio de


A) perguntas à paciente para verificar se o sintoma se manifesta imediatamente após um evento, como mastigar alimentos duros.

B) bloqueio regional da cabeça inferior do músculo pterigoideo lateral, o que vai reduzir a dor na região do masseter.

C) solicitação à paciente para que morda uma espátula de madeira, bilateralmente, evitando-se a intercuspidação dos dentes, o que leva à distenção do músculo.

D) verificação do ponto-gatilho no músculo trapézio. Se está ativo, efetuando-se a palpação deste ponto, ocorrerá a exacerbação da dor na região temporal.

E) verificação dos músculos, para averiguar se estão sensíveis à palpação e se há aumento da dor frente a demandas funcionais.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 4

Vamos para o Anterior: Exercício 2

Tente Este: Exercício 4

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Odontologia






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+