Procura

Administração geralConceitos e métodos do processo decisório


EXERCÍCIOS - Exercício 12

  • (UFLA 2018)

“No novo e complexo ambiente em torno das políticas públicas, o gestor público necessita obter e processar muitas informações, dominar conhecimentos que coloquem no limite entre ser técnico e político, incentivando a tomada de decisões” (KANAANE; FIEL FILHO; FERREIRA, 2010, p. 05). Sobre as etapas de agenda, formulação, implementação e avaliação de políticas públicas, é correto afirmar, EXCETO :


A) Os processos de monitoramento e de avaliação são complementares, mas a avaliação vai além, na medida em que verifica se o plano originalmente traçado está efetivamente alcançando as transformações que pretendia, subsidiando a definição de políticas públicas.

B) A baixa capacidade da administração pública em implementar políticas sociais está atrelada à dispersão e à não sistematização das atividades de planejamento governamental, que priorizam o processo de formulação de planos de ação e relega a um plano secundário as etapas de acompanhamento e avaliação.

C) Ao avaliar os programas, deve-se atentar para os indicadores de eficiência no cumprimento das metas em relação ao tempo; os indicadores de eficácia, que indicam a relação entre os resultados e os objetivos; e os indicadores de efetividade social do programa, que indicam a relação entre custo e benefícios.

D) A adoção de aspectos não monetários do desenvolvimento, tais como sustentabilidade ambiental e social, equidade horizontal e capacidade de gestão, devem ser estimuladas no processo de formulação de políticas públicas para que sejam garantidas as diferentes abordagens da racionalidade na tomada de decisão.


Próximo:
EXERCÍCIOS - Exercício 13

Vamos para o Anterior: Exercício 11

Tente Este: Exercício 140

Primeiro: Exercício 1

VOLTAR ao índice: Administração geral






Cadastre-se e ganhe o primeiro capítulo do livro.
+